Centro de Treinamento de Tênis e Beach Tênis

O jogo de tênis pode ser individual ou em duplas, que podem ser masculinas, femininas ou mistas.

No início do aparecimento do esporte, as quadras eram em sua maioria de grama. Atualmente, as preferidas são as de saibro, sendo comum também as de cimento e já com o avanço tecnológico, as de materiais sintéticos, como borracha e fibra de vidro.

QUADRA

A quadra de tênis é formada por um grande retângulo com as seguintes dimensões: 23,77m por 8,23m para simples e 10,79m de largura para duplas. A altura da rede central é de 0,915m. No início do esporte as quadras eram em maior parte de grama, como em wimbledon, surgindo posteriormente as quadras de saibro, cimento e materiais sintéticos.

BOLAS

As bolas de tênis são feitas de borracha e são revestidas de lã misturada com nylon. Possuem a cor branca ou amarela e têm um diâmetro de 6,5 cm e peso médio de 57 g.

RAQUETES

Segundo as medidas definidas pela fit em 1981, as raquetes devem ter até 81,28 cm ou 32 polegadas (cabo mais bastidor). A parte encordoada deverá ter até 39,37 cm de comprimento ou 15,5 polegadas, por 29,21 cm de largura ou 11,5 polegadas.

REGRAS E PONTUAÇÃO

A partida de tênis inicia-se com o saque. O sacador tem direito a dois saques, caso erre o primeiro. O saque é dado em diagonal. O jogador que ganhar seis games (0, 15, 30, 40, game) vence o set. O número de sets é estabelecido no regulamento do campeonato em disputa.

CONTAGEM

A contagem do game é realizada em 4 pontos contados da seguinte maneira: o tenista que vence o primeiro ponto ganha 15, o segundo ponto conta 30 e o terceiro 40. Com o quarto ponto ganho, o tenista conquista o game.

SORTEIO

O primeiro saque ou lado da quadra é escolhido pelo ganhador do sorteio.

Curiosidade: Quem inventou o tênis?

Há controvérsias sobre quem teria inventado o tênis. Para muitos estudiosos do assunto, o esporte não foi descoberto e sim aprimorado ao longo do tempo. Porém em 1874, o major inglês walter clopton wingfield patenteou um “kit” de madeira, tendo um manuscrito com o regulamento com detalhes do jogo, quatro raquetes, a rede e as bolas.

O que comprova esse desencontro de informações é uma gravura da rainha vitória, datada de 1860, onde ela aparece dando o “saque inicial” de uma partida no parque de wimbledon, 14 anos antes da patente de wingfield e 17 anos antes do primeiro torneio de wimbledon.

Add comment

Kopy Theme . Proudly powered by WordPress . Created by IshYoBoy.com